• Quem Somos
  • Atividades
  • Parceiros
  • Eventos & Notícias
  • Contato
  • VÁ ALÉM DOS SEUS LIMITES

    01/09/2007 por Marcia

    Vá além dos seus limites. Se você quiser trocar o pensamento da impossibilidade pelo pensamento da possibilidade, precisa mudar o seu modo de pensar. Vivemos num sistema oprimido e opressor. Há uma opressão cultural coletiva. Todas as estruturas de nossa sociedade estão contaminadas por um vírus que leva ao fracasso, seja na política, na economia, na educação, e em tudo o mais. Não devemos nos amoldar ao padrão deste mundo, mas transformar-nos pela renovação da nossa mente, para que sejamos capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm 12.2). Se mudarmos nossa maneira de pensar, poderemos mudar nossa maneira de agir. Isso trará mudanças em nós.

    1. Tire da cabeça a idéia de que você está velho. Acredite que você pode conseguir o que almeja. Claro que estou levando em consideração sempre a dependência de Deus em tudo, mas é preciso acreditar e se empenhar, pois até uma tartaruga só vai para a frente se colocar a cabeça para fora. Sempre é possível mudar. Enquanto não desistir, você está no campo da possibilidade. Gosto da máxima que diz: "Um vencedor nunca desiste, e quem desiste nunca vence". Não deixe a idade desanimar você. Falo isso porque já estou quase completando 45 anos de idade e às vezes penso que já estou cansando. Lembre-se que Moisés tinha oitenta anos quando libertou e guiou o povo de Israel por quarenta anos no deserto.

    2. Considere os pensamentos positivos. Um pensamento positivo pode superar muitos pensamentos negativos, se o pensamento positivo for alimentado. Pensamentos positivos geram esperança, que gera confiança e ações que provocam mudanças até então tidas como impossíveis. Pensamentos são como comida, você só os aceita se quiser. Não precisamos ter ou permitir que nossa mente se ocupe com pensamentos negativos, mas devemos cultivar, alimentar e desenvolver os pensamentos positivos.

    3. Comece o dia pensando, falando, e agindo positivamente. Um excelente versículo bíblico para meditar no início de cada dia está no Salmo 118.24: "Este é o dia em que o Senhor agiu; alegremo-nos e exultemos neste dia". Considere estas passagens bíblicas: * "...se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: 'Vá daqui para lá', e ele irá. Nada lhes será impossível" (Mt 17.20). * "Tudo é possível àquele que crê" (Mc 9.23). * "Pois nada é impossível para Deus" (Lc 1.37). * "Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou" (Rm 8.37). * "Mas graças a Deus, que sempre nos conduz vitoriosamente em Cristo e por nosso intermédio exala em todo lugar a fragrância do seu conhecimento" (2 Co 2.14). * "...ele (Jesus) é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles" (Hb 7.25).

    4. Analise tudo o que ocupa a sua mente. Devemos ocupar a mente com o que é aceito por Deus. A Bíblia diz que devemos aprender a discernir o que é agradável ao Senhor (Ef 5.10). Analise o que ver na televisão e na internet, o que ler, suas conversas, e pergunte se tudo isso lhe aproxima mais de Deus, se lhe animam, se lhe ajudam a ser uma pessoa melhor, e se trazem emoções saudáveis. Cuidado com os pensadores da impossibilidade, eles estão em toda parte e tentam passar seus pensamentos de fracasso para quem lhes ouve.

    5. Separe um dia da semana para descansar. Deus nos conhece completamente. Ele sabe que nenhum de nós consegue viver por muito tempo sem um descanso periódico. Até mesmo as máquinas precisam ser desligadas de vez em quando. Deus quer que você e eu tenhamos um dia da semana para descansar e cultivar com mais intensidade nossa vida espiritual. Não abra mão disso. Sei por experiência, que não é fácil fazer isso; principalmente quando você gosta do que faz. Parece que a gente se vicia nos afazeres diários e não consegue parar. Mas, a verdade é que precisamos disso.

    6. Convença-se das possibilidades da vida. Mesmo quando a situação não for das melhores, diga como o apóstolo Paulo: "Tudo posso naquele (Cristo) que me fortalece" (Fp 4.13). A Bíblia diz: "...tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas" (Fp 4.8). Devemos não apenas pensar, mas repetir para nós mesmos até nos conversermos que podemos e somos pessoas da possibilidade. Já nos acostumamos tanto com o pensamento da impossibilidade, que falar para si mesmo que podemos vencer, conseguir, melhorar, conquistar, pode parecer hipocrisia, mas não é. A verdade é que somos o que pensamos, falamos e cremos.

    7. Seja uma pessoa de oração. Ontem, quando voltava para casa depois de um culto muito abençoado, minha esposa me disse: "Fui tocada por Deus quando você orava depois da mensagem. Se você orar mais, Deus vai lhe usar muito". Isso me tocou, me emocionou e me motivou. Mas devo ressaltar aqui que nossas orações devem ser afirmativas e não negativas. Devo pedir, mas também agradecer em seguida por Deus me ouvir e responder. Quando oramos, tudo muda pra melhor, pois estamos entregando para Deus o controle de nossas vidas. A oração a Deus em nome de Jesus faz toda a diferença em todos os aspectos de nosso viver.

    8. Faça um check-up pessoal. Faça um exame geral de seu estado de saúde pelo menos uma vez por ano. Ninguém vai além de seus limites se não tem saúde. Considere suas emoções. Muitas pessoas confundem seus valores, e até tomam decisões precipitadas, porque estavam passando por um período de estresse e confundiram isso com outras coisas. Veja sua qualidade de vida espiritual. A Bíblia tem a melhor mensagem para nos alimentar e nos fazer saudáveis para viver neste mundo e na eternidade.

    Semana passada recebi um e-mail de minha caçula que está morando noutro estado, e nele ela cita um pensamento de Agostinho que acho ser oportuno para concluir esse artigo: "A esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem; a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las". Araujo - TI Capital