• Quem Somos
  • Atividades
  • Parceiros
  • Eventos & Notícias
  • Contato
  • Introdução Ao Estudo Bíblico: "conhecendo As Doutrinas da Bíblia"

    19/05/2019 por

    INTRODUÇÃO

    Esperamos confiadamente que a teologia ou doutrina encontre o lugar que merece no pensamento e na educação religiosa. Para um ser imortal, a verdade acerca de Deus, do destino humano e do caminho para a vida eterna, nunca pode ser de pouca importância. Todos os homens que raciocinam devem tomar em consideração essas coisas. São perguntas tão antigas quanto a própria raça humana e só podem ser esquecidas quando a raça houver submergido na idiotice ou houver perdido a imagem de Deus. "Assim como o homem pensa no seu oração, assim ele é. Toda a existência do homem gira em torno do que pensa, especialmente do que pensa acerca de Deus" — David S. Clarke.

    1. Como se define a doutrina cristã?

    A doutrina cristã (a palavra “doutrina” significa “ensino” ou “instrução”) pode definir-se assim: as verdades fundamentais da Bíblia dispostas em forma sistemática (S.f. Conjunto de princípios, de regras ou de criterios; organicidade).

    2. Que outro nome se pode dar a este estudo?

    Teologia, ou seja um tratado ou um discurso racional acerca de Deus.

    3. Que é teologia?

    É a ciência que trata do nosso conhecimento de Deus e das suas relações para com o homem (Teologia ou doutrina). A palavra teologia vem de duas palavras gregas: theós (Deus) e logos (palavra, assunto, tratado). Então, no sentido etimológico, teologia quer dizer palavra, assunto, ou tratado sobre Deus. A.H. Strong diz que “Teologia é a ciência que trata de Deus e das relações entre Deus e o universo”.

    4. Que relação existe entre doutrina e religião?

    Religião vem da palavra latina “religare” que siginifica “ligar”: religião representa as atividades que ligam o homem a Deus numa determinada relação. A Teologia é o conhecimento acerca de Deus. Assim, a religião é a prática, enquanto a teologia é o conhecimento. 5. Que diferença existe entre doutrina e dogma?

    Doutrina é a revelação da verdade como se encontra nas Escrituras; dogma é a declaração do homem acerc a da verdade quando apresentada em um credo.

    6. Dê quatro pontos que demonstram o valor da doutrina.

    1. O conhecimento (doutrinário) supre a necessidade de haver uma declaração autoritária e sistemática sobre a verdade.

    2. O conhecimento doutrinário é essencial para o pleno desenvolvimento do caráter cristão.

    3. O conhecimento doutrinário é um baluarte contra o erro. (Mt 22.29; Gl 1.6-9; 2 Tm 4.2-4)

    Mateus 22:29 Jesus respondeu: —Como vocês estão errados, não conhecendo nem as Escrituras Sagradas nem o poder de Deus!

    Gálatas 1.6-9 6 Estou muito admirado com vocês, pois estão abandonando tão depressa aquele que os chamou por meio da graça de Cristo e estão aceitando outro evangelho. 7 Na verdade não existe outro evangelho, porém eu falo assim porque há algumas pessoas que estão perturbando vocês, querendo mudar o evangelho de Cristo. 8 Mas, se alguém, mesmo que sejamos nós ou um anjo do céu, anunciar a vocês um evangelho diferente daquele que temos anunciado, que seja amaldiçoado! 9 Pois já dissemos antes e repetimos: se alguém anunciar um evangelho diferente daquele que vocês aceitaram, que essa pessoa seja amaldiçoada!

    2 Timóteo 4.2-4 2 pregue a mensagem e insista em anunciá-la, seja no tempo certo ou não. Procure convencer, repreenda, anime e ensine com toda a paciência. 3 Pois vai chegar o tempo em que as pessoas não vão dar atenção ao verdadeiro ensinamento, mas seguirão os seus próprios desejos. E arranjarão para si mesmas uma porção de mestres, que vão dizer a elas o que elas querem ouvir. 4 Essas pessoas deixarão de ouvir a verdade para dar atenção às lendas.

    4. O conhecimento doutrinário é uma parte necessária do equipamento de quem ensina a Palavra de Deus.

    7. Cite 5 (cinco) classificações da doutrina e dê uma explicação sobre cada uma. 1) A Teologia Exegética (exegética vem da palavra grega que siginifica “sacar” ou “extrair” a verdade) procura descobrir o verdadeiro significado das Escrituras. Um conhecimento das línguas originais nas quais foram escritas as Escrituras pertence a este departamento da teologia.

    2) A Teologia Histórica traça a história do desenvolvimento da interpretação doutrinária, e envolve o estudo da história da Igreja.

    3) A Teologia Dogmática é o estudo das verdades fundamentais da fé como se nos apresentam os credos da Igreja.

    4) A Teologia Bíblica traça o progresso da verdade através dos diversos livros da Bíblia, e descreve a maneira de cada escritor apresentar as doutrinas importantes. Por exemplo: segundo este método ao estudar a doutrina da expiação estudar-se-ia a maneira como determinado assunto foi tratado nas diversas secções da Bíblia – no livro de Atos, nas Epístolas, e no Apocalipse. Ou verificar-se-ia o que Cristo, Paulo, Pedro ou João disseram acerca do assunto. Ou descobrir-se-ia o que cada livro ou secção das Escrituras ensinou concernente às doutrinas de Deus, de Cristo, da expiação, da salvação e de outras.

    5) A Teologia Sistemática. Neste ramo de estudo os ensinos bíblicos concernentes a Deus e ao homem são agrupados em tópicos, de acordo com um sistema definido; por exemplo, as Escrituras relacionadas à natureza e a à obra de Cristo são classificadas sob o título: “Doutrinas de Cristo” A matéria contida no presente livro é uma combinação de teologia bíblica e sistemática. É bíblica no sentido de que as verdades são extraídas das Escrituras e o estudo acompanha as perguntas: “Que dizem as Escrituras (exposição) e que significam as Escrituras (interpretação)”? É sistemática no sentido de que a matéria está agrupada segundo uma ordem definida.

    8. Mencionar os onze temas em consideração.

    Um sistema de doutrina

    Qual é a ordem a que vai obedecer o agrupamento desses tópicos? Não se pode fazer uma regra rígida. Há muitos modos de fazer esses agrupamentos, cada qual possuindo o seu valor peculiar. Procuraremos seguir a ordem baseada sobre as relações de Deus com o homem, nas quais Deus visa a redenção da humanidade. 1. A doutrina das Escrituras. De que fonte extrairemos a verdade inerente acerca de Deus? A natureza, na verdade, revela a existência, o poder e sabedoria de Deus. Mas não expõe o caminho do perdão, e nenhum meio provê de escapar ao pecado e suas conseqüências.Ela não supre incentivo algum para a santidade e nenhuma revelação fornece acerca do futuro. Deixando de lado o primeiro livro de Deus — a natureza — vamos ao outro livro de Deus — a Bíblia — na qual encontramos a revelação perfeita de Deus concernente a esses assuntos. Qual a razão de se aceitarem as opiniões bíblicas como sendo a pura verdade? A resposta a tal pergunta leva-nos ao estudo da natureza das Escrituras, a sua inspiração, precisão e confiança. 2. A doutrina de Deus. Procuramos verificar o que as Escrituras ensinam acerca do maior de todos os fatos — o fato de Deus, sua natureza e existência. 3. A doutrina dos anjos. Do Criador naturalmente passamos ao estudo de suas criaturas, e, portanto, vamos considerar as mais elevadas de suas criaturas: os anjos. Este tópico também inclui os anjos maus, Satanás e os demônios. 4. A doutrina do homem. não nos demoraremos muito tempo no tema dos espíritos maus e bons, mas passaremos a considerar a opinião bíblica acerca do homem, porque todas as verdades bíblicas se agrupam ao redor de dois pontos focais — Deus e o homem. Em segundo lugar em importância, apos o estudo de Deus, está o estudo acerca do homem. 5. A doutrina do pecado. O fato mais trágico em conexão com o homem é o pecado e suas conseqüências. As Escrituras nos falam de sua origem, natureza, conseqüências e remédio. 6. A doutrina de Cristo. Segue-se, depois do pecado do homem, o estudo da pessoa e da obra de Cristo, o Salvador do homem. 7. A doutrina da expiação. Sob este título consideramos os fatos que esclarecem o significado da obra de Cristo a favor do homem. 8. A doutrina da salvação. Como se aplica a expiação às necessidades do homem e como se faz real em sua experiência? Os fatos que nos dão essa resposta agrupam-se sob a doutrina da salvação. 9. A doutrina do Espírito Santo. Como se faz real no homem a obra de Cristo? Isto é assunto tratado na doutrina da natureza e da obra do Espírito Santo. 10. A doutrina da igreja. Os discípulos de Cristo obviamente necessitam de alguma organização para se realizarem os propósitos de adoração, instrução, comunhão e propagação do Evangelho. O Novo Testamento nos fala acerca da natureza e da obra dessa organização. 11. A doutrina das últimas coisas. É natural dirigirmos o nosso olhar para o futuro e pensar: "Qual será o resultado final de todas as coisas — a vida, a história, o mundo?" — Tudo o que se relaciona com o futuro então se agrupa sob o título: "As últimas coisas".

    CONCLUSÃO

    NEGAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DA TEOLOGIA

    Muitas vezes tem se negado a importância do estudo da doutrina cristã ou da teologia, alegando-se que o que importa é a vida com Deus, a experiência ou a fé. Esta é uma posição equivocada do cristianismo. Algumas possíveis razões para essa negação da importância da teologia são: 1. Uma ênfase exagerada na doutrina em contraposição ao cuidado com o caráter cristão, evangelização e serviço social, que por vezes tem-se verificado na história da Igreja. 2. O dogmatismo sobre vários aspectos da religião, resultando daí atritos, rejeição, confusão doutrinária e desinteresse pela doutrina e por questões especulativas, preferindo-se os aspectos práticos da vida cristã. 3. A falta do conhecimento do que seja Teologia ou doutrina, seus objetivos e efeitos na vida do crente.

    RAZÕES DA IMPORTÂNCIA DA TEOLOGIA

    1. A TEOLOGIA SATISFAZ A MENTE HUMANA É da natureza da mente humana querer raciocinar e entender aquilo que se crê ou se faz. Se a Teologia é a sistematização dos princípios, das doutrinas, das verdades básicas da religião que professamos, é indispensável que tenhamos um estudo técnico e teórico daquilo que aceitamos e reputamos como sendo de absoluto valor para a existência. Não podemos separar os aspectos práticos da vida cristã dos aspectos teóricos. A vida humana requer esse lastro teórico em que repousa nossa atitude e ação. Enfim, “o estudo da doutrina é uma expressão de amor ao Senhor através de nossas mentes” (Mt 22.37).

    Mateus 22:37 Jesus respondeu: —“Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente.”

    2. A TEOLOGIA AJUDA NA FORMAÇÃO DO CARÁTER As verdades incorporadas ao nosso conhecimento afetam o nosso caráter. O conhecimento de Deus e das relações entre Deus e todas as coisas é um fator de primeira grandeza na formação do caráter do crente. O desenvolvimento da vida do cristão depende do conhecimento da verdade de Deus (2 Pe 1.2-8).

    2 Pedro 1.2-8 2 Que a graça e a paz estejam com vocês e aumentem cada vez mais, por meio do conhecimento que vocês têm de Deus e de Jesus, o nosso Senhor! 3 O poder de Deus nos tem dado tudo o que precisamos para viver uma vida que agrada a ele, por meio do conhecimento que temos daquele que nos chamou para tomar parte na sua própria glória e bondade. 4 Desse modo ele nos tem dado os maravilhosos e preciosos dons que prometeu. Ele fez isso para que, por meio desses dons, nós escapássemos da imoralidade que os maus desejos trouxeram a este mundo e pudéssemos tomar parte na sua natureza divina. 5 Por isso mesmo façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm. À bondade juntem o conhecimento 6 e ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio juntem a perseverança e à perseverança, a devoção a Deus. 7 A essa devoção juntem a amizade cristã e à amizade cristã juntem o amor. 8 Pois são essas as qualidades que vocês precisam ter. Se vocês as tiverem e fizerem com que elas aumentem, serão cada vez mais ativos e produzirão muita coisa boa como resultado do conhecimento que vocês têm do nosso Senhor Jesus Cristo.

    3. A TEOLOGIA SERVE PARA A PUREZA E DEFESA DO CRISTIANISMO Na sua caminhada histórica, a doutrina cristã está sujeita a ataques e contaminações de superstições, imoralidades, correntes de pensamentos filosóficos, científicos e religiosos. Uma teologia bem fundamentada na Bíblia é necessária para combater esses ataques e preservar a pureza da verdade cristã. O ministro de Deus tem o dever de denunciar o falso ensino e defender a verdade (1Tm 1.3; 3.15; Hb 13.9; 2Jo 9-10).

    1 Timóteo 1:3 Peço que você continue na cidade de Éfeso, como já pedi quando estava indo para a província da Macedônia. Existem aí nessa cidade alguns que estão ensinando doutrinas falsas, e você precisa fazer com que eles parem com isso.

    1 Timóteo 3:15 Mas, se eu demorar, esta carta vai lhe dizer como devemos agir na família de Deus, que é a Igreja do Deus vivo, a qual é a coluna e o alicerce da verdade.

    Hebreus 13:9 Não se deixem levar por ensinamentos diferentes e estranhos que tiram vocês do caminho certo. É bom sermos espiritualmente fortes por meio da graça de Deus e não por meio da obediência a regras sobre alimentos. Pois os que obedecem a essas regras não têm sido ajudados por elas.

    2 João 9-10 9 Quem não fica com o ensinamento de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus. Porém quem fica com o ensinamento de Cristo, esse tem tanto o Pai como o Filho. 10 Se alguém for até vocês e não levar o ensinamento de Cristo, não recebam essa pessoa na casa de vocês, nem lhe digam: “Que a paz esteja com você!”

    4. A TEOLOGIA AJUDA NA PROPAGAÇÃO DO EVANGELHO Onde não há uma base doutrinária segura e firme, um lastro teológico bem fundado, a igreja perde sua capacidade militante. Para se propagar o evangelho na sua inteireza é necessário ter alguma compreensão inteligente do seu conteúdo e significado e ser capaz de dar uma explicação inteligível da verdade a outrem. A Teologia é uma arma poderosa no ministério (Tito 1:9 Deve se manter firme na mensagem que merece confiança e que está de acordo com a doutrina. Assim ele poderá animar os outros com o verdadeiro ensinamento e também mostrar o erro dos que são contra esse ensinamento.). Uma das grandes necessidades da Igreja, desde os seus primórdios, é o seu doutrinamento (Efésios 4:14 Então não seremos mais como crianças, arrastados pelas ondas e empurrados por qualquer vento de ensinamentos de pessoas falsas. Essas pessoas inventam mentiras e, por meio delas, levam outros para caminhos errados.). Os líderes são responsáveis por essa firmeza doutrinária.

    5. A TEOLOGIA FUNDAMENTA A PRÁTICA CRISTÃ A doutrina é o conteúdo da fé e a base de toda a prática cristã. O apóstolo Paulo, em suas epístolas, via de regra, antes de apelar para a prática da vida, oferece, primeiro, uma explicação doutrinária da verdade. Quanto mais conhecemos a verdade, tanto mais entusiasmo vamos ter por ela, e mais comprometidos com ela ficamos. Para uma vida consagrada e santa, é imprescindível um bom conhecimento doutrinário. Há grande necessidade de se compreender a teologia cristã, tanto para a vida pessoal do crente, como para o cristianismo em si e para o ministério cristão. O mundo está em crise de verdade fundamental. A teologia cristã pode ajudar na resposta às indagações mais profundas do ser humano. É nosso dever conhecer toda a verdade e ajudar os que estão na dúvida.

    Versículo para ser memorizado:

    2 Timóteo 2:15 Faça todo o possível para conseguir a completa aprovação de Deus, como um trabalhador que não se envergonha do seu trabalho, mas ensina corretamente a verdade do evangelho.

    Bibliografia: Pearlman, Myer. Conhecendo as Doutrinas da Bíblia / Tradução: Lawrence Olson : Editora Vida, 2006.

    Bíblia Sagrada - Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH), Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), Barueri, SP, 2000

    Estudo compilado por Carlos Pires em 06/03/2019.