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  • O QUE FOI ABORDADO NA PALESTRA

    23/08/2009 por Marcia

    Ser como criança Por: Valéria Ferraz Monteiro de Oliveira (Marcos 10: 13 á 16) Introdução

    Durante muito tempo principalmente no período que compreendeu a Idade Média as crianças foram vistas como adultos em miniatura. Sendo assim muitos achavam que durante este período o diabo se apossava delas, pois são inquietas por natureza. Em nossa cultura o conceito de infância ainda é muito recente; porém já enxergamos este período como sendo precioso e de formação do caráter e personalidade; para melhor atender e proteger esta fase temos alguns parágrafos na constituição e principalmente o Estatuto da Criança e do Adolescente; mas ainda estamos longe de chegar ao ponto ideal, basta nos atentarmos para o grande número de violências contra as crianças que vemos diariamente nos noticiários: * Pedofilia * Assassinatos * Abandono de incapaz (crianças deixadas sozinhas) * Programação Inadequada de TV, Etc.

    No texto de Marcos os discípulos repreendiam as pessoas que traziam as crianças, talvez eles achassem que elas não eram importantes o suficiente para serem abençoadas. 1-Jesus compreende e valoriza a infância Ficou indignado com a atitude dos discípulos e disse: “O reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas (crianças).” “Quem não receber o reino de Deus como uma criança nunca entrará nele” 2-O que é ser como criança? Transgressão Criativa: Ousa modificar por acreditar em um mundo melhor. Deseja tornar o espaço que habita mais agradável para todos. Curiosa, investigadora se interessa por conhecer as maravilhas de Deus: A criança gosta e pede para aprender de Deus ela não duvida das maravilhas descritas na Bíblia, sua fé não conhece o impossível ou as limitações que conhecemos. È muito bom ter crianças em casa: Forçam-nos a falar mais de nós mesmos (pois são questionadoras) precisamos deixar de só falar de assuntos terceiros. Requer cuidados: A criança sabe que precisa ser cuidada e não se opõe a isso, nós temos que cuidar uns dos outros,mas ou somos orgulhosos demais para aceitar o cuidado e auxílio do irmão; ou estamos ocupados demais conosco mesmos para perceber que o outro necessita de cuidados.

    São alegres estão sempre de bom humor e cantarolando – precisamos dominar o nosso “mau humor” Criança brinca- Brincadeira é importante para desenvolver a mente e formar socialmente. Precisamos ser menos sisudos, brincar mais, tornar a vida mais leve. Eugênio Mussak (revista Vida Simples) “Adulto que não brinca não está maduro ainda.” Possui uma vida despreocupada- Simplesmente descansa- Precisamos descansar no Senhor. Estimulam-nos a ler a Bíblia e orar- Devemos ter o desejo que as crianças têm de orar e ler a Bíblia e um estimular o outro Espontânea e sincera: Ainda não foi “moldada” pelas convenções sociais fala o que pensa. Ama incondicionalmente- Pelo que somos e não pelo temos. Doa-se ao próximo- Não tem reservas, se entrega totalmente. Precisamos exercitar nossa sinceridade; Tudo bem? Não por que... Está bonito? Não por que... Ter a humildade da criança para ouvir e mudar se for o caso. Criança ouve uma bronca, mas não guarda o rancor ou se sente humilhada, pede desculpas se for o caso e logo depois está tudo bem- não guarda mágoa. Tem capacidade para entender e experimentar o amor de Deus: Criança não duvida que Deus habita nela , crê que é amada. Quanta coisa evitaríamos se acreditássemos de fato que somos templo do Espírito Santo e que o nosso irmão também é: _ Não maltrataríamos o próximo e nem seríamos rudes com ele _Não comeríamos tanto e tomaríamos mais cuidado com nosso horário de sono (Criança come o suficiente) _Exercitar-nos-íamos mais (Crianças estão sempre em atividade), etc. Conclusão: A alma é curada ao estar com crianças- Fedor Dostoievski Cristo habita em, nós e nos capacita a fazer obras semelhantes as que ele fez e faz; que maravilha será quando puderem dizer que as almas são curadas por estarem conosco. Que possamos observar e aprender com as crianças, pois segundo Jesus o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas.