• Quem Somos
  • Atividades
  • Parceiros
  • Eventos & Notícias
  • Contato
  • AULA DE INTRODUÇÃO DO CURSO "CONHECENDO AS DOUTRINAS DA BÍBLIA"

    14/05/2015 por Marcia

    CONHECENDO AS DOUTRINAS DA BÍBLIA

    Lucas 17:10 Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos [somente] o que devíamos fazer.

    PREFÁCIO

    Meu desejo é que este curso bíblico “CONHECENDO AS DOUTRINAS DA BÍBLIA”, contribua para um maior e melhor conhecimento da razão da nossa fé, para a formação de uma consciência mais cristã, para uma vida mais firme e mais segura nas verdades eternas reveladas na Escritura, não se deixando mover por ensinos heterodoxos e pelo relativismo da pós-modernidade. Enfim, que este trabalho edifique a tua vida e glorifique a Deus.

    Durante o curso “CONHECENDO AS DOUTRINAS DA BÍBLIA” vamos tratar das seguintes doutrinas:

    1) A doutrina das Escrituras; 2) a doutrina de Deus; 3) A doutrina dos anjos; 4) A doutrina do homem; 5) A doutrina do pecado; 6) A doutrina de Cristo; 7) A doutrina da expiação; 8) A doutrina da salvação; 9) A doutrina do Espírito Santo; 10) A doutrina da igreja; 11) A doutrina das últimas coisas;

    Introdução

    1. Como se define a doutrina cristã? A doutrina cristã (a palavra “doutrina” significa “ensino” ou “instrução”) pode definir-se assim: as verdades fundamentais da Bíblia dispostas em forma sistemática (S.f. Conjunto de princípios, de regras ou de criterios; organicidade). 2. Que outro nome se pode dar a este estudo? Teologia, ou seja um tratado ou um discurso racional acerca de Deus.

    3. Que é teologia? É a ciência que trata do nosso conhecimento de Deus e das suas relações para com o homem (Teologia ou doutrina). A palavra teologia vem de duas palavras gregas: theós (Deus) e logos (palavra, assunto, tratado). Então, no sentido etimológico, teologia quer dizer palavra, assunto, ou tratado sobre Deus. A.H. Strong diz que “Teologia é a ciência que trata de Deus e das relações entre Deus e o universo”.

    4. Que relação existe entre doutrina e religião? Religião vem da palavra latina “religare” que siginifica “ligar”: religião representa as atividades que ligam o homem a Deus numa determinada relação. A Teologia é o conhecimento acerca de Deus. Assim, a religião é a prática, enquanto a teologia é o conhecimento. 5. Que diferença existe entre doutrina e dogma? Doutrina é a revelação da verdade como se encontra nas Escrituras; dogma é a declaração do homem acerc a da verdade quando apresentada em um credo.

    6. Cite 5 (cinco) classificações da doutrina e dê uma explicação sobre cada uma. 1) A Teologia Exegética (exegética vem da palavra grega que siginifica “sacar” ou “extrair” a verdade) procura descobrir o verdadeiro significado das Escrituras. Um conhecimento das línguas originais nas quais foram escritas as Escrituras pertence a este departamento da teologia.

    2) A Teologia Histórica traça a história do desenvolvimento da interpretação doutrinária, e envolve o estudo da história da Igreja.

    3) A Teologia Dogmática é o estudo das verdades fundamentais da fé como se nos apresentam os credos da Igreja.

    4) A Teologia Bíblica traça o progresso da verdade através dos diversos livros da Bíblia, e descreve a maneira de cada escritor apresentar as doutrinas importantes. Por exemplo: segundo este método ao estudar a doutrina da expiação estudar-se-ia a maneira como determinado assunto foi tratado nas diversas secções da Bíblia – no livro de Atos, nas Epístolas, e no Apocalipse. Ou verificar-se-ia o que Cristo, Paulo, Pedro ou João disseram acerca do assunto. Ou descobrir-se-ia o que cada livro ou secção das Escrituras ensinou concernente às doutrinas de Deus, de Cristo, da expiação, da salvação e de outras.

    5) A Teologia Sistemática. Neste ramo de estudo os ensinos bíblicos concernentes a Deus e ao homem são agrupados em tópicos, de acordo com um sistema definido; por exemplo, as Escrituras relacionadas à natureza e a à obra de Cristo são classificadas sob o título: “Doutrinas de Cristo” A matéria contida no presente livro é uma combinação de teologia bíblica e sistemática. É bíblica no sentido de que as verdades são extraídas das Escrituras e o estudo acompanha as perguntas: “Que dizem as Escrituras (exposição) e que significam as Escrituras (interpretação)”? É sistemática no sentido de que a matéria está agrupada segundo uma ordem definida.

    CONCLUSÃO

    NEGAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DA TEOLOGIA

    Muitas vezes tem se negado a importância do estudo da doutrina cristã ou da teologia, alegando-se que o que importa é a vida com Deus, a experiência ou a fé. Esta é uma posição equivocada do cristianismo. Algumas possíveis razões para essa negação da importância da teologia são: 1. Uma ênfase exagerada na doutrina em contraposição ao cuidado com o caráter cristão, evangelização e serviço social, que por vezes tem-se verificado na história da Igreja. 2. O dogmatismo sobre vários aspectos da religião, resultando daí atritos, rejeição, confusão doutrinária e desinteresse pela doutrina e por questões especulativas, preferindo-se os aspectos práticos da vida cristã. 3. A falta do conhecimento do que seja Teologia ou doutrina, seus objetivos e efeitos na vida do crente.

    RAZÕES DA IMPORTÂNCIA DA TEOLOGIA

    1. A TEOLOGIA SATISFAZ A MENTE HUMANA É da natureza da mente humana querer raciocinar e entender aquilo que se crê ou se faz. Se a Teologia é a sistematização dos princípios, das doutrinas, das verdades básicas da religião que professamos, é indispensável que tenhamos um estudo técnico e teórico daquilo que aceitamos e reputamos como sendo de absoluto valor para a existência. Não podemos separar os aspectos práticos da vida cristã dos aspectos teóricos. A vida humana requer esse lastro teórico em que repousa nossa atitude e ação. Enfim, “o estudo da doutrina é uma expressão de amor ao Senhor através de nossas mentes” (Mt 22.37).

    2. A TEOLOGIA AJUDA NA FORMAÇÃO DO CARÁTER As verdades incorporadas ao nosso conhecimento afetam o nosso caráter. O conhecimento de Deus e das relações entre Deus e todas as coisas é um fator de primeira grandeza na formação do caráter do crente. O desenvolvimento da vida do cristão depende do conhecimento da verdade de Deus (cf. 2Pe 1.2-8).

    3. A TEOLOGIA SERVE PARA A PUREZA E DEFESA DO CRISTIANISMO Na sua caminhada histórica, a doutrina cristã está sujeita a ataques e contaminações de superstições, imoralidades, correntes de pensamentos filosóficos, científicos e religiosos. Uma teologia bem fundamentada na Bíblia é necessária para combater esses ataques e preservar a pureza da verdade cristã. O ministro de Deus tem o dever de denunciar o falso ensino e defender a verdade (1Tm 1.3; 3.15; Hb 13.9; 2Jo 9.10).

    4. A TEOLOGIA AJUDA NA PROPAGAÇÃO DO EVANGELHO Onde não há uma base doutrinária segura e firme, um lastro teológico bem fundado, a igreja perde sua capacidade militante. Para se propagar o evangelho na sua inteireza é necessário ter alguma compreensão inteligente do seu conteúdo e significado e ser capaz de dar uma explicação inteligível da verdade a outrem. A Teologia é uma arma poderosa no ministério (Tt 1.9). Uma das grandes necessidades da Igreja, desde os seus primórdios, é o seu doutrinamento (Ef 4.14). Os líderes são responsáveis por essa firmeza doutrinária.

    5. A TEOLOGIA FUNDAMENTA A PRÁTICA CRISTÃ A doutrina é o conteúdo da fé e a base de toda a prática cristã. O apóstolo Paulo, em suas epístolas, via de regra, antes de apelar para a prática da vida, oferece, primeiro, uma explicação doutrinária da verdade. Quanto mais conhecemos a verdade, tanto mais entusiasmo vamos ter por ela, e mais comprometidos com ela ficamos. Para uma vida consagrada e santa, é imprescindível um bom conhecimento doutrinário. Há grande necessidade de se compreender a teologia cristã, tanto para a vida pessoal do crente, como para o cristianismo em si e para o ministério cristão. O mundo está em crise de verdade fundamental. A teologia cristã pode ajudar na resposta às indagações mais profundas do ser humano. É nosso dever conhecer toda a verdade e ajudar os que estão na dúvida.

    Bibliografia: Pearlman, Myer. Conhecendo as Doutrinas da Bíblia / Tradução: Lawrence Olson : Editora Vida, 2006. Severa, Zacarias. 1940. Manual de Teologia Sistemática / Zacarias de Aguiar Severa – Curitiba : A.D. Santos Editora Ltda., 504 p. 5ª edição : Fevereiro de 2012 – 2000 exemplares.

    Estudo compilado por Carlos Pires em10/04/15.