• Quem Somos
  • Atividades
  • Parceiros
  • Eventos & Notícias
  • Contato
  • Ministração de Carlos Pires da Adeveb, Na I Igreja Batista de Cohab I

    06/12/2016 por

    O rico e Lázaro

    Texto básico: Lucas 16:19-31

    ara que Jesus veio ao mundo? Lucas 19:10 Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.

    O que você crê a respeito da Palavra de Deus, determina a maneira como você está e estará na eternidade! Jesus aqui apresenta uma conversa entre Abraão e Lázaro depois da morte. Não sabemos até que ponto é imaginária, mas as implicações são bastantes claras. Por um lado, os anjos estão de prontidão na morte dos santos para leva-los para a glória celeste. Por outro lado, os perdidos vão para os tormentos (v. 23).

    A Palavra de Deus, nos alerta sobre as dramáticas consequências de passar pela morte física, sem "estar" em Cristo (Rm 8.1) aqui agora, pois quem não crê, já está condenado (João 3:18).

    2 Coríntios 5:17 Assim que, se alguém [está] em Cristo, nova criatura [é:] as [coisas] velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. Verbo "estar" significa permanecer durante um tempo, em determinada situação. Perto ou longe de Deus, como você passará a eternidade?

    sus nos alerta sobre quatro dramáticas consequências de passar pela morte física, sem crer nEle:

    1. Primeira dramática consequência de passar pela morte física sem crer em Jesus: a teologia chama de "estado intermediário" o período abrangente entre a morte e a ressurreição. É uma condição, em que crentes e incrédulos experimentam, respectivamente, a presença e a ausência de Deus. Embora essas experiências sejam menos intensas que nos estados finais, são iguais quanto à natureza, qualitativa, uma espécie de "amostra grátis" do que viveremos na eternidade. No estado intermediário, os justos não receberão sua recompensa final nem os ímpios seu castigo final, enquanto não se realizarem suas respectivas ressurreições, quando ocorrerá então, a junção das almas aos corpos incorruptíveis.

    Perto ou longe de Deus, como você passará a eternidade?

    2. Segunda dramática consequência de passar pela morte física sem crer em Jesus: existe um abismo intransponível entre o Paraíso e o Hades, o que subentende que a morte põe termo à oportunidade para a salvação. A morte dos ímpios já prenuncia a condenação eterna, a morte dos crentes prenuncia a vida eterna. Quando os salvos morrem, vão para a presença de Deus, enquanto que para os ímpios, o quadro é exatamente o oposto. Jesus nos mostra através de Lc 16.24-26, a impossibilidade, de qualquer "intercessão" pelos mortos.

    Marcos 9. 43-48 43 E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga, 44 onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga. 45 E, se o teu pé te escandalizar, corta-o; melhor é para ti entrares coxo na vida do que, tendo dois pés, seres lançado no inferno, no fogo que nunca se apaga, 46 onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga. 47 E, se o teu olho te escandalizar, lança-o fora; melhor é para ti entrares no Reino de Deus com um só olho do que, tendo dois olhos, ser lançado no fogo do inferno, 48 onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.

    Perto ou longe de Deus, como você passará a eternidade?

    3. Terceira dramática consequência de passar pela morte física sem crer em Jesus: A Igreja Católica Romana, erroneamente, ensina que mesmo os mais fiéis precisam de um processo de purificação antes de se tornarem aptos para entrar na presença de Deus. Todavia, não existem nas Escrituras evidências para tal doutrina, e existem muitas evidências contrárias a ela. De acordo com a Bíblia, o único período de prova para o homem, determina-se agora, em vida presente, que é o único período probatório. Com a morte termina esse período probatório, seguindo-se o julgamento segundo as obras praticadas no corpo (Hb 9.27; 2Co 5.10).

    Perto ou longe de Deus, como você passará a eternidade?

    4. Quarta dramática consequência de passar pela morte física sem crer em Jesus: os padrões deste mundo não se aplicam ao céu: muitos dos que são os primeiros aqui serão os últimos lá. Os que ocupam posições de destaque aqui talvez tenham situação inferior lá. E muitos que são desconsiderados pelos altos dignitários eclesiásticos aqui talvez sejam seus superiores (Mt 19.30; 20.1-16; Mc 10.31).

    Mateus 19:30 Porém muitos primeiros serão derradeiros, e [muitos] derradeiros [serão] primeiros.

    Perto ou longe de Deus, como você passará a eternidade?

    Nesta história o Senhor Jesus ensinou: 1. A existência consciente após a morte; 2. A realidade e o tormento do inferno; 3. A ausência de uma segunda oportunidade após a morte; 4. A impossibilidade de comunicação entre os mortos e os vivos.

    Os dois homens nesta narrativa ilustram duas vidas diferentes, duas mortes diferentes e dois destinos diferentes. As Escrituras são inteiramente suficientes para levar os homens ao arrependimento (v. 31).

    quanto estudamos o evangelho de Lucas, que possamos ouvir a chamado do Salvador para renunciar a tudo e segui-lo. Obediência é o veículo de crescimento espiritual. O significado das Escrituras torna-se mais claro e mais precioso para nós quando exprimimos as experiências descritas. Para o estado intermediário, irão todos os mortos, uma vez que a morte é certa, tanto para crentes como para incrédulos. A menos que a volta do Senhor, nos alcance em vida, também passaremos pela morte. É importante que levemos esse fato a sério, vivendo cada dia, como se fosse o último dia de nossa vida, procurando-nos cada vez mais, em conhecer a Deus, para que experimentemos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Romanos 12:2). Os que morrem em Cristo passam, imediatamente, a viver com ele (Fp 1.23; 2Co 5.2-8; Lc 23.43; 16.22-31) Quem adentrar a eternidade sem o Salvador vai para o Hades.

    Compilado por Carlos Pires, em 04/12/2016, às 13:13 horas.