• Quem Somos
  • Atividades
  • Parceiros
  • Eventos & Notícias
  • Contato
  • Estudo Bíblico "virtudes Cristãs": Lição 1 - Fé

    08/04/2018 por

    Para que lado você está correndo?

    Imagine por um instante que todos estamos numa corrida. De acordo com as regras, não importa o lugar de chegada, importa somente que cheguemos. Mais ainda! Nosso destino eterno depende de chegarmos ou não ao final dessa corrida. Terminá-la é sinônimo de alegria eterna. Deixar de terminá-la, não importa o porquê, significa sofrimento eterno. Você consideraria essa corrida bastante importante, não é? Continue imaginando que, ao olhar para a pista de corrida, encontramos gente com tênis bem incrementado e roupa própria para uma corrida, mas por alguns motivos, estão sentadas ao lado da pista. Outros estão agachados, no ponto de partida, na posição de largada, rígidos como estátuas, tensos, devidamente equilibrados, mas simplesmente prontos. Eles jamais se movem. Ficam inertes. Outros estão correndo em círculos. Outros, ainda, correndo na direção errada. Suponhamos que parássemos para conversar com esses corredores sem direção e com esses não corredores. Logo perceberíamos que todos têm a impressão de estarem correndo bem. Eles estão de olho no final da corrida e estão convictos de que receberão uma boa recompensa. Eles sorriem e falam como que sonhando da nova vida que está além da linha de chegada. O problema é que sabemos que eles jamais concluirão a corrida, devido ao ritmo que estão adotando ou o rumo em que estão correndo. Diga-me qual seria a coisa certa, amorosa, a fazer? O amor nos motivaria a ignorar a confusão em que se encontram? O amor nos motivaria a chacoalhar a cabeça sem ofendê-los, mas a ficarmos sem dizer nada? É claro que não. Amá-los implicaria em alertá-los, convencê-los, até em implorar com eles para que mudassem o ritmo ou a direção.

    Você está “correndo sua corrida” na direção certa?

    Prioridade de vida: Por isto, minha prioridade nesta vida é: Combater o bom combate, completar minha corrida e guardar a fé; para então receber a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda (2Tm 4.7).

    Você é um verdadeiro cristão?

    Jesus ensinou que o mundo está dividido em dois tipos de pessoas, que desfrutarão de dois tipos de destinos radicalmente opostos, nesta vida e na próxima. Os que são seus seguidores receberão vida abundante agora e bênçãos eternas na sua presença (João 10:10 O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância.; Mateus 25:34 Então, dirá o Rei aos que [estiverem] à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;). Os que não estão entre seus seguidores haverão de desperdiçar seus dias neste mundo e, ao fim, experimentarão a justa ira de Deus contra seus pecados, por toda a eternidade. Meu amigo há muito em jogo em saber se você é ou não um verdadeiro cristão.

    O que é Fé?

    Palavra bíblica que se refere tanto a a crença intelectual quanto à confiança ou ao compromisso em um relacionamento. Os autores bíblicos geralmente não fazem distinção entre fé como crença e fé como confiança, mas tendem a considerar que a verdadeira fé consiste tanto no que se crê (e.g., que Deus existe, que Jesus é o Filho de Deus) quanto no compromisso para com uma pessoa digna de confiança e capaz de salvar (i.e., confiança na pessoa de Cristo como meio de salvação).

    FÉ 1) Confiança em Deus e em Cristo e na sua Palavra {#Mt 15.28; Mc 11.22-24; Lc 17.5}.

    2) Confiança na obra salvadora de Cristo e aceitação dos seus benefícios {#Rm 1.16-17}; v. CONVERSÃO.

    3) A doutrina revelada por Deus {#Tt 1.4}.

    CONVERSÃO Mudança de vida operada por Deus {#At 15.3}. Essa mudança tem dois aspectos. O primeiro, relacionado com o pecado, chama-se ARREPENDIMENTO. O segundo, relacionado com Cristo, é a FÉ (2).

    ARREPENDIMENTO Decisão de mudança total de atitude e de vida, em que a pessoa, por ação divina, é levada a reconhecer o seu pecado e a sentir tristeza por ele, decidindo-se a abandoná-lo, baseando sua confiança em Deus, que perdoa {#Mt 3.2-8; 2Co 7.9-10; 2Pe 3.9}. O complemento do arrependimento é a FÉ (2). E os dois juntos constituem a CONVERSÃO. V. REMORSO.

    1 Fé

    Efésios 1.11-23 11 nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, 12 a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo; 13 em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; 14 o qual é o penhor da nossa herança, ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória. 15 Por isso, também eu, tendo ouvido da fé que há entre vós no Senhor Jesus e o amor para com todos os santos, 16 não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações, 17 para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, 18 iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos 19 e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder; 20 o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, 21 acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir, não só no presente século, mas também no vindouro. 22 E pôs todas as coisas debaixo dos pés, e para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, 23 a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.

    Algum de nós alcanço a fé por meio da mente. Resolvemos os detalhes pela lógica, leitura e debate com os outros e, finalmente, concluímos o processo quando as coisas passam a fazer sentido. Outros alcançam a fé pelo coração. Precisamos sentir que Deus está conosco e é real, e perceber que sua presença se mostra nos louvores, na adoração, nas orações e no testemunho de outros. Todos nós precisamos de ambas as qualidades, mas sempre uma delas predomina.

    DISCUSSÃO EM GRUPO: Descreva um elemento mental essencial ou os passos que seu coração segue para se encher de fé.

    REFLEXÃO PESSOAL: A fé é algo que você sente e experimenta ou algo sobre o qual você pensa e tenta entender? Explique.

    1) O que esses versículos revelam sobre o papel de cada uma das pessoas da Trindade?

    2) Quais são seus pensamentos e sentimentos ao ler sobre o que Deus fez?

    3) O que significa ser escolhido por Deus (v. 11; veja também v.4)?

    4) Como os efésios reagiram a Deus (vv.13-15)?

    5) No versículo 15, Paulo faz uma relação entre a fé e o amor dos efésios. Como sua fé colabora para que você ame aos outros?

    6) Você já viu a “fé” (cristã ou outra) afastar alguém do amor ao próximo?

    7) O que Paulo pede a Deus pelos efésios (vv.17-19)?

    Porque ele pediu essas coisas em especial?

    8) Como o conhecimento de Deus torna a fé algo verdadeiro?

    9) Como ter experiências com Deus torna a fé algo verdadeiro?

    10) Observe sua área de fraqueza. Quais os passos que poderiam ajudar sua fé a crescer tanto em sua mente como em seu coração. 11) Em que circunstâncias você tende a ver a fé como algo em que você precisa trabalhar, em vez de acreditar que Deus construirá a fé em você?

    Como os fatos dessa passagem o podem ajudar a escapar dessa cilada?

    Ofereça seu louvor a Deus pela dádiva da fé.

    Agora ou depois: Durante este mês foque o aprofundar seu entendimento sobre o que alimenta e desenvolve sua fé e sobre o que a desafia.

    Compilado por Carlos Pires em 07/02/2018.