• Quem Somos
  • Atividades
  • Parceiros
  • Eventos & Notícias
  • Contato
  • Estudo Bíblico "virtudes Cristãs" Lição 2: Esperança

    02/06/2018 por

    2 ESPERANÇA Salmo 71

    CONVITE

    Quando você se sentiu sem esperança? O que poderia estar na raiz de sua falta de esperança?

    Romanos 15:13 Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo.

    O QUE É ESPERANÇA?

    Esperança é a confiança no cumprimento de um desejo ou de uma expectativa. A esperança se baseia na confiança em Deus. Cristo é a nossa esperança.

    Salmos 71:5 , pois tu [és] a minha esperança, SENHOR Deus; [tu és] a minha confiança desde a minha mocidade. ESPERANÇA

    Confiança no cumprimento de um desejo ou de uma expectativa. A segunda virtude mencionada em 1Co 13.13 se baseia na confiança em Deus Rm 15.13. Cristo é a nossa esperança 1Tm 1.1; Cl 1.27. O símbolo da esperança é a âncora Hb 6.18-19.

    ESPERANÇA Termo bíblico (grego elpis) referente à expectativa do crente de que Deus cumprirá as promessas feitas no passado. A esperança bíblica é mais que simples desejo; compreende a certeza baseada na demonstração, na história da SALVAÇÃO, da fidelidade de Deus para com as pessoas, conforme registrado nas Escrituras e na experiência da Igreja. Em última análise, a esperança futura do cristão baseia-se na promessa do retorno de Cristo e na expectativa da RESSURREIÇÃO dos mortos. Vide também BEM-AVENTURADA ESPERANÇA.

    Propósito: Mostrar como a falta de esperança resulta em se colocar nosso foco em nosso interior, em vez de em Deus que restaura toda esperança.

    Apesar de uma vida inteira de amor a Deus, experimentando o perdão e a proteção divina, Davi, já um homem de idade, um futuro ameaçador, perguntava-se onde Deus estaria. O mesmo que estivera com ele durante toda sua vida continuaria a protegê-lo de seus inimigos? Onde poderia encontrar esperança?

    O que te leva a questionar o trabalhar de Deus no mundo ou em sua vida?

    Fale sobre as questões difíceis que, agora, você teria para fazer a Deus.

    Salmo 71.1-4: O rei Davi, clama por ajuda (vv. 1-3), ora por livramento, um apelo de socorro, motivado por uma confiança alicerçada no cuidado vitalício de Deus por ele (vv. 4-13); versículos 3 e 4 mostram que o rei está envelhecendo

    Salmo 71.5-8: O segundo e o quinto versículos trazem referências a tempos de dificuldades (v. 7: “Tornei-me um exemplo para muitos” e v. 20). Embora os homens apontem para ele como alguém a ser evitado ou como objeto de zombaria, Deus ainda é o seu refúgio.

    Salmo 7114 -18: A confiante expressão de esperança na parte central da passagem. Ainda que eu não saiba o seu número. As inexauríveis misericórdias de Deus não podem ser contadas. Um ministério importante de crentes mais idosos é declarado às gerações mais jovens os maravilhosos feitos de Deus.

    Salmo 71.18: Restaurarás a vida Não se trata de uma referência à ressurreição, mas a libertação de sua presente angústia.

    Salmo 71.22-24: Determina que continuará louvando a Deus (vv. 14-24), um voto para louvar antecipadamente pelo que Deus fará (vv. 22-24).

    A Bíblia de Estudo NVI salienta a confiante expressão de esperança na parte central da passagem (vv. 14-16), cercada por um apelo de socorro (vv. 1-4) e um voto para louvar antecipadamente pelo que Deus fará (vv. 22-24). O segundo e o quinto versículos trazem referências a tempos de dificuldades (v. 7: “Tornei-me um exemplo para muitos” e v. 20). Os versículos 3 e 4 mostram que o rei está envelhecendo.

    1. Como o tom de Davi muda de estrofe para estrofe?

    Davi parece mover-se de cá para lá, ora declarando sua esperança no Senhor ora apresentando seu pedido de socorro (veja p.ex., v. 1 e vv. 8,9). Parece que Davi ao se lembrar como Deus foi fiel no passado (v. 17), relembra a si mesmo de que ele pode ficar confiante em relação ao futuro (vv. 20,21).

    2. Com qual parte você se identifica mais? Por quê? 3. Quais as palavras e imagens nos versículos 1 a 4 revelam o tom de súplica de Davi? 4. Como Deus deu esperanças a Davi ao longo de sua vida (vv. 5-8)?

    Como esse salmo, evidentemente, foi escrito na velhice de Davi, ele tinha o prazer de olhar para trás e ver o que Deus fizera por ele ao longo dos anos. Os versículos 5 e 6 mostram como o rei reconhece a mão de Deus guiando-o durante sua vida. O versículo 7 refere-se a Davi como um exemplo. Isso tanto pode significar que (1) ele era visto como um brilhante exemplo dos cuidados de Deus ou que (2) era visto como alguém que recebeu o julgamento do Senhor. Tanto uma coisa como outra faria sentido. Na vida do rei, em cada episódio, Davi reconhece que foi Deus quem o protegeu mesmo quando ele não merecia (Marvin E. Tate, Psalms 51-100).

    5. O que está na raiz do sentimento de falta de esperança de Davi?

    Provavelmente, alguns fatores entram em jogo aqui: Davi está envelhecendo e parece temer a fraqueza que vem com a idade (vv. 9, 18), e ainda tem inimigos que o perseguem (vv. 4, 10, 24).

    6. Quando você se sentiu sem esperança? 7. O que poderia estar na raiz de sua falta de esperança? Nos versículos 14 a 24, Davi louva Deus por suas ações amorosas no passado e também por aquilo que espera que Deus faça no futuro.

    8. Quais são os motivos de louvor de Davi nos versículos 14 1 24?

    No processo de ofertar seu louvor a Deus, Davi relembra quão bom o Senhor é, e isso o torna mais confiante em relação a seu futuro.

    9. O louvor a Deus modifica a condição emocional de Davi no final desses versículos. Como o louvor a Deus pode trazer esperança a nossas vidas?

    Se o tempo permitir, podemos discutir como Deus sempre nos encoraja ou torna esse tópico o objeto da oração de encerramento.

    Mesmo que as circunstâncias levem à falta de esperança , louve a Deus pelo que Ele fez e que gera em você confiança.

    Agora ou depois Faça uma lista de tudo o que traz esperança para sua vida.

    A prática da esperança é a arte de aguardar tranquilamente a hora de Deus, sem deixar de fazer o que é de nossa competência e sem fazer o que é da competência de Deus, deixando de lado toda impaciência e todo esmorecimento.

    Carlos Pires (26/05/2018)