• Quem Somos
  • Atividades
  • Parceiros
  • Eventos & Notícias
  • Contato
  • Pregação Bíblica: Quem É O Teu Inimigo?

    15/09/2018 por

    QUEM É O TEU INIMIGO?

    Efésios 6.10-18: 10 Para terminar: tornem-se cada vez mais fortes, vivendo unidos com o Senhor e recebendo a força do seu grande poder. 11 Vistam-se com toda a armadura que Deus dá a vocês, para ficarem firmes contra as armadilhas do Diabo. 12 Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão. 13 Por isso peguem agora a armadura que Deus lhes dá. Assim, quando chegar o dia de enfrentarem as forças do mal, vocês poderão resistir aos ataques do inimigo e, depois de lutarem até o fim, vocês continuarão firmes, sem recuar. 14 Portanto, estejam preparados. Usem a verdade como cinturão. Vistam-se com a couraça da justiça 15 e calcem, como sapatos, a prontidão para anunciar a boa notícia de paz. 16 E levem sempre a fé como escudo, para poderem se proteger de todos os dardos de fogo do Maligno. 17 Recebam a salvação como capacete e a palavra de Deus como a espada que o Espírito Santo lhes dá. 18 Façam tudo isso orando a Deus e pedindo a ajuda dele. Orem sempre, guiados pelo Espírito de Deus. Fiquem alertas. Não desanimem e orem sempre por todo o povo de Deus. (Versão NTLH)

    Numa guerra existem três possibilidades: 1. Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. 2. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. 3. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas... (Sun Tzu (séc. IV a.C.)

    Quem é o nosso inimigo?

    (v. 11) o diabo

    Como ele se manifesta e age? (v. 11) Ciladas: astúcias e enganos, usando as pessoas em nossa volta com as outras: em casa, os demais familiares, no trabalho, na escola e na igreja, também!

    (v. 12) Aqueles que não são “carne e sangue” são os demônios sobre os quais Satanás tem controle. Estes não são mera fantasia – são bastante reais. Quando cremos em Cristo, estes seres, comandados por Satanás, tentam tudo o que for possível para nos afastar do Senhor e levar-nos de volta ao pecado.

    Precisamos do poder sobrenatural do Senhor Jesus Cristo para vencermos Satanás, e Deus nos deu ao conceder o precioso Espírito Santo, que está dentro de cada um de nós, bem como a sua armadura, que está sobre cada um de nós.

    Todo aquele que se propõe entrar numa batalha, sabe que não dá para entrar numa guerra, só de calção e chinelo de dedo, e querer lutar contra os tanques, bombardeios e baionetas, na base do “tapa”, sem chances... De que maneira você está lutando, de calção e chinelo de dedo?

    De que armas precisamos então, para vencer o diabo?

    A ARMADURA QUE DEUS NOS DEU Estamos numa guerra espiritual – todos os crentes se encontram sujeitos aos ataques de Satanás, porque não estão mais do lado do inimigo, de Satanás. Portanto, Paulo nos diz que devemos usar todas as peças da armadura divina para resistirmos a esses ataques e permanecermos firmes em Deus.

    DESCRIÇÃO DAS PEÇAS DA ARMADURA DE DEUS

    1. O cinturão da verdade: Satanás luta usando mentiras. Ás vezes, suas mentiras soam como verdades. Mas somente os crentes têm as verdades de Deus que podem vencer Satanás.

    2. Couraça da justiça: Satanás ataca frequentemente o nosso coração – o centro de nossas emoções, dignidade e confiança. A justiça divina é a armadura do corpo que protege nosso coração e assegura a aprovação de Deus.

    3. Sapatos da prontidão para divulgar o Evangelho: Satanás deseja nos convencer de que hoje em dia não vale mais a pena anunciar a salvação que Deus nos deu através do Seu Filho Jesus Cristo, que todos precisam ouvir (Pessoas estão partindo desta vida, acreditando que nunca existiu perdão para elas).

    4. Escudo da fé: O que vemos são os ataques de Satanás sob a forma de insultos, reveses e tentações. Mas o escudo da fé nos protege contra as setas inflamadas e invisíveis do Diabo.

    5. Capacete da salvação: Satanás deseja que tenhamos dúvida a respeito de Deus, de Jesus e da salvação. O capacete protege nossa mente para que não tenhamos dúvidas em relação à obra que Deus realizou por nós – a nossa salvação.

    6. Espada da Palavra: A espada é a única arma de ataque nessa descrição da armadura. Existem momentos em que precisamos tomar uma atitude ofensiva contra Satanás. Quando somos tentados, precisamos confiar na verdade, que é a Palavra de Deus.

    Com que poder iremos usar na luta contra o nosso inimigo?

    (v. 10-17) Para resistirmos aos seus ataques, precisamos sempre depender de Deus e utilizar cada peça da armadura que o Senhor nos dá. Sempre que enfrentarmos os principados e os poderes das trevas, precisamos ter ao nosso lado o poder do Espírito Santo.

    De que maneira podemos nos revestir de toda a armadura? 1. Através da oração: (v. 6.18) Como podemos orar “em todo o tempo”? Uma maneira possível é fazer curtas e rápidas orações a respeito de cada situação que ocorre durante o nosso dia. Não é necessário que nos isolemos das demais pessoas e de nosso trabalho cotidiano a fim de orarmos constantemente. Podemos fazer da oração a nossa vida, assim como transformarmos a nossa vida em uma oração, mesmo vivendo em um mundo que precisa da poderosa influência de Deus. Também devemos orar por todos os crentes em Cristo Jesus, pelos irmãos que conhecemos, bem como pela Igreja do Senhor, que está em todo mundo.

    1 Ts 5:17 Orai sem cessar. É como diz o pr. Enéias Tognini: “Muita oração, muito poder; pouca oração, pouco poder; nenhuma oração, nenhum poder!”.

    2. Pelo estudo da Bíblia: Josué 1:8 Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás.

    3. Praticando a Palavra: Tiago 1:22 E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.

    4. Ter comunhão com os membros do Corpo de Cristo:

    1 João 2:10 Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo.

    1 João 4:20 Se alguém diz: Eu amo a Deus e aborrece a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?

    De que maneira você está lutando, de calção e chinelo de dedo, na base do “tapa”?

    Algumas pessoas vivem apanhando, mas não sabem que estão apanhando, nem de quem estão apanhando e por que estão apanhando.

    QUEM É O TEU INIMIGO?

    Compilado por Carlos Pires em 15.09.2018.